Brasil



Sexta-Feira, 25 de Julho de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Ensino Técnico Área - Infraestrutura Técnico em Edificações

Técnico em Edificações

Técnico em Edificações

Coordenador: Denys Arrifano Araújo

Turmas: Manhã (concluido), Noite

 
1. APRESENTAÇÃO

 

O setor de Edificações apresenta o Curso Técnico de Nível Médio, na Área da Construção Civil, como Curso Técnico em Edificações, com perfil voltado à formação técnico-profissional de alunos egressos do Ensino Médio.

A implantação do curso, em caráter modular, permitirá uma qualificação técnica necessária à crescente competitividade no mercado de trabalho. Os módulos estruturados em 400 (quatrocentas) horas e montado em bloco seqüencial de 1.200 (Um mil e duzentas horas), correspondentes a três módulos, sustentados em seu início por um módulo de caráter fundamental, comum a toda Área da Construção Civil, e dois módulos para as qualificações técnicas.

O presente plano é fruto de estudos, discussões e reflexões durante o período de sua elaboração e está embasado em consultas técnicas, congressos, entrevistas com empresários e profissionais ligados ao segmento da Construção Civil e através da análise de questionários de pesquisa junto á Construção Civil e profissional da área produtiva e ainda com informações oriundas de relatórios de estagiários e ex-alunos do Curso de Edificações.

Os resultados obtidos, somados à experiência profissional do corpo docente, possibilitaram os referenciais curriculares dentro dos parâmetros de competências gerais e profissionais para a implantação de Habilitação Técnica na Área da Construção Civil, representada pelo curso de Técnico em Edificações, com atividades detectadas como de maior necessidade de implantação, obedecendo aos aspectos legais.

 

2. OBJETIVOS

 

A Educação Profissional visa oferecer condições ao Educando para o exercício pleno da cidadania, qualificando-o para a sua inserção no mercado de trabalho globalizado, dentro de uma visão humanística, técnica e científica.

Propiciar ao educando condições que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades com visão empreendedora e de transformação.

 

3. PERFIL PROFISSIONAL

 

As competências profissionais gerais do Técnico em Edificações se estabelecem pela conclusão dos três módulos qualificativos, sendo um fundamental e dois com terminalidade, nucleadas nas três funções básicas de Planejamento, Execução e Manutenção, que permitirão o alcance do perfil na Habilitação do Técnico de Nível Médio. O Técnico em Edificações apresentará habilidades que postas em prática, no exercício de sua função, permitirá que as competências por ele absorvido propiciem melhorias na qualidade dos serviços oferecidos às empresas, além de poder satisfazer a maior diversidade de necessidades do ser humano, como parte integrante do ambiente de trabalho.

 

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Curso Técnico em Edificações

Módulo I
Disciplinas Carga Horária
Organização e Normas de Trabalho 20
Desenho Técnico 60
Tópicos de Informática e CAD 80
Gestão da Qualidade 20
Resistência dos Materiais 60
Tópico de Mecânica dos Solos 40

Topografia

80
Tópicos de Topografia e GPS 40
TOTAL 400
Módulo II
Disciplinas Carga Horária
Desenho de Arquitetura 80
Tecnologia de Obras de Infraestrutura 80
Instalações Hidráulicas e Sanitárias 80
Estabilidade das Construções 40
Materiais de Construção 60
Levantamento Topográfico Plani-Altimétrico 60
TOTAL 400
Módulo III
Disciplinas Carga Horária
Tec. de Obras de Superestrutura e Acabamento 80
Instalações Elétricas e Comunicações 80
Estrutura e Desenho de Estrutura 60
Planejamento e Custo de Obras 80
Tecnologia do Concreto e Argamassa 40
Tópicos de Fundações 40
Segurança e Higiene do Trabalho 20
TOTAL 400
O Curso está composto de um total de 1440 horas
Estágio Supervisionado de 240 horas
 
Menu - CSS
Acesso à Informação
Resoluções CONSUP

Usuários Online

Nós temos 14 visitantes online

Links

Educação a Distância