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RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2018 Campus Conceição do Araguaia

  • Escrito por Elvis Miranda
  • Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 20h43
  • Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 16h17

 

A autoavaliação ou avaliação interna compõe o processo avaliativo das Instituições de Educação Superior (IES) e constitui-se na primeira etapa da avaliação institucional. A avaliação institucional é uma exigência permanente do Ministério da Educação (MEC), normatizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004, que visa promover a melhoria da qualidade da educação superior, a expansão adequada da oferta de cursos, o aumento permanente da eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social das instituições de educação superior.
Nesse sentido, a autoavaliação institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), constitui-se em um processo por meio do qual um curso ou instituição analisa internamente o que é e o que deseja ser, o que de fato realiza, como se organiza, administra e age, buscando sistematizar informações para analisá-las e interpretá-las com vistas à identificação de práticas exitosas, bem como a percepção de omissões e equívocos, a fim de evitá-los no futuro.
Portanto, considera-se que a autoavaliação refere-se à análise do desempenho da instituição, dos seus processos de funcionamento e de seus resultados, num processo de reflexão crítica e tomada de consciência visando à transformação da realidade para o aperfeiçoamento da instituição.
O plano de ações da Comissão Própria de Avaliação define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela CPA em 2017 e 2018, portanto, a leitura desse documento é indicada a todos os membros da comunidade acadêmica em geral do IFPA – Campus Conceição do Araguaia.
A partir dessa leitura será possível compreender melhor o processo de autoavaliação institucional, permitindo que as partes interessadas possam acompanhar as atividades dessa comissão ao longo dos anos mencionados.
A autoavaliação no IFPA – Campus Conceição do Araguaia compreende uma pesquisa coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), abrangendo as diferentes categorias que integram a comunidade acadêmica da instituição: docentes, discentes e técnicos administrativos em todos os campi da instituição, mesmo os que não ofertam educação superior. Seu objetivo é avaliar diversos aspectos e indicadores que compõem as dimensões institucionais articuladas às dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Tal pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, pois visa gerar conhecimento sobre a opinião de diversos públicos acerca das ações desenvolvidas, gerando subsídios para as políticas institucionais e, ainda, um caráter descritivo, pois envolve a classificação, descrição e interpretação dos dados levantados.

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