Página inicial > Últimas Notícias > Manual do ENEM 2020

Manual do ENEM 2020

• Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 01h16
  • Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 16h03

O Manual do Exame Nacional do Ensino Médio é uma obra produzida pela comunidade acadêmica do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Conceição do Araguaia e colaboradores: estudantes, professores e demais profissionais da educação. Ele é gratuito, contém orientações a todos os estudantes que desejam realizar o Enem e objetiva democratizar e tornar o acesso à informação facilitado, dando suporte aos estudantes.

O Manual do Enem contém 82 páginas sobre o levantamento dos conteúdos mais cobrados nas últimas 5 aplicações do exame, com comentários de professores, além de dicas e orientações de vários profissionais da educação nas áreas de psicologia, nutrição, assistência social e orientações para pessoas com deficiência. A obra é parcialmente traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O aluno vai poder se guiar sobre o Enem em suas diversas áreas como Linguagens, Códigos e suas tecnologias, incluindo a temida redação, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, além das Ciências Humanas e suas tecnologias.
Segundo a professora e uma das organizadoras do Manual Janaina Muniz Picolo "o projeto é um marco revolucionário no sistema de ensino autônomo do Campus e da educação pública nacional. Em tempos de novas tecnologias é necessário um modelo de orientações a fim de proporcionar ao estudante segurança às habilidades e competências requeridas no desenvolvimento do Enem. A atualização de dados gerais e específicos sobre o exame é fundamental à preparação exitosa e ao diagnóstico geral das exigências para a formação do alunado com vistas ao ensino superior".
"O aluno do IFPA, Campus Conceição do Araguaia, assim como também a comunidade em geral, terá uma visão aprofundada do que se deve encontrar no próximo Exame Nacional, servindo-se de um projeto de qualidade, feito com base em análise documental e proporcionado com extrema dedicação pelos profissionais da nossa instituição", concluiu Janaína Picolo.
O Manual é autoexplicativo, com quadros, figuras e gráficos para tornar a compreensão do alunado ainda mais fácil sobre o Enem e as possibilidades de acesso ao ensino superior no Brasil.

Organizadores do Manual: Janaina Muniz Picolo, Danilo Marcus Barros Cabral, Ana Maria Barreto Rodrigues e Cláudio Pereira da Silva. Já a interpretação em Libras ficou sob a responsabilidade de Ruthelly do Nascimento Gomes Costa e João Paulo de Carvalho Costa.

Para conhecer o Manual do Enem acesse: Manual do Enem 2020
ou pelo site da editora: https://www.graduseditora.com/