Página inicial > Últimas Notícias > Integrantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará reúnem-se no IFPA

• Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 14h03
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 14h03

Na manhã do dia 19 de junho, os membros do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) reuniram-se no auditório Cláudio Matni, localizado na Reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA). O encontro contou com a participação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Hélio Leite, e do Superintendente de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha. Os participantes repassaram os informes, conversaram sobre o cenário da educação no Pará e assinaram a renovação do Protocolo de Intenções do Fiespa.

O Secretário Hélio Leite agradeceu pelo trabalho conjunto feito em prol do Forma Pará e pediu que todos propusessem novos cursos a serem ofertados pelo Programa. Hélio Leite também falou sobre interligação de ações, união e integração pelo desenvolvimento do estado. “Hoje vocês têm a expertise, como reitores e reitoras que são, de poder construir algo melhor pela educação. Eu tenho dito que a secretaria não deve ser isolada, é uma construção, um conjunto, eu penso que a política pública deve ser feita diferente, eu acho que temos obrigação de pensar o Pará de uma forma diferenciada, pensar o Pará como um conjunto de ações, não adianta alguém ter a tecnologia, outro ter o patrimônio físico... se nós não unirmos tudo isso o Pará não sai ganhando, nós somos um estado que tem um potencial imenso, mas é preciso que nós possamos nos unir”, afirmou o Secretário.

Durante a reunião, também foi discutida a dificuldade de integrar as minorias sociais e a necessidade de abrir mais vagas para esse público, além de ajudar a trazer e a manter alunos que precisam de longos deslocamentos para estudar, como por exemplo, os estudantes provenientes de comunidades quilombolas e indígenas. Os integrantes do Fórum destacaram a influência do Fator Amazônico na educação e conversaram sobre o Fundo Amazônico, destacando que é preciso transformar as potencialidades da Amazônia em resultados de impacto e a Sudam se colocou à disposição nesse processo.

“Temos técnicos muito qualificados e vamos superar os desafios e voltar a colocar a Sudam no papel para o qual ela foi criada, e realmente pensar o desenvolvimento articulado de todas as instituições, as instituições de pesquisa que são geradoras de conhecimento, parceiras. Por isso mesmo, nós queremos trabalhar todas as instituições, tanto públicas quanto privadas, é um compromisso com a ciência e a tecnologia com relação à nossa região”, disse Paulo Rocha.