Página inicial > Últimas Notícias > Selo comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais é apresentado pelo MEC

Selo comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais é apresentado pelo MEC

• Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 22h57
  • Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 22h57

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação divulgou nesta semana o selo comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais. A identidade visual que marca a data de criação (29 de dezembro de 2008) visa ilustrar, fortalecer e valorizar a imagem dos IFs, instituições de excelência que transformam vidas por meio da educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade para milhares de jovens e adultos de todo o Brasil.

O selo pode ser aplicado de várias formas, e nos mais diversos meios, entretanto, deve ser preservado e apresentado sempre em conformidade com o padrão e as normas do Manual de Identidade Visual, que definem a percepção visual, legibilidade, interfaces e aplicação das cores, a fim de tornar a identidade aplicável a qualquer material impresso ou eletrônico.

No IFPA, que no próximo ano irá completar 115 Anos, o Selo Comemorativo de 15 Anos da Rede Federal poderá ser aplicado em documentos oficiais de caráter institucional e em materiais informativos digitais e impressos, sobretudo na divulgação em eventos acadêmicos.

A escolha do Selo

Vibrante, colorido, conectado e diverso como o nosso país, o selo comemorativo dos 15 Anos dos Institutos Federais foi construído de maneira democrática e participativa, a partir da ideia de vínculos e, portanto, de união, de interseção, reforçando o conceito de Rede mais sólida e consistente.

O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o intuito de personalizar um selo postal e de criar uma identidade visual que valoriza e celebra o aniversário dos institutos federais, que ocorre em dezembro.  O selo vencedor é uma criação do servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva.

O certame recebeu 13 inscrições e o júri foi formado por servidores do MEC e da rede federal, que avaliaram as propostas a partir dos seguintes critérios: criatividade; originalidade; expressividade; estética e adequação com o tema proposto.

Acesse o Manual de Identidade Visual do Selo Comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais e os arquivos para aplicação em: https://ifpa.edu.br/documentos-institucionais/0000/ascom/selo-comemorativo-15-anos-institutos-federais

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*Com informações do Ministério da Educação.