Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria do IFPA sob nova liderança: pela primeira vez, uma mulher assume o cargo de maior relevância do Instituto

• Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 17h37
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 17h37

Foi publicado o decreto que nomeia Ana Paula Palheta como a nova Reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA) pelos próximos quatro anos. No dia 01 de agosto, a Reitora foi empossada em uma Cerimônia Simbólica da transmissão de cargo de Reitor para a Reitora eleita. Durante o evento, Claudio Alex da Rocha, até então Reitor da instituição, simbolicamente, passou a caneta para Ana Paula Palheta, marcando o início da nova gestão do cargo de maior relevância e responsabilidade do IFPA. Na ocasião, também foi realizada a posse das 18 Direções-Gerais dos campi do IFPA, que cumprirão o mandato no período 2023 a 2027.

Ana Paula Palheta possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, Mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Sociais. Trabalha na instituição desde 2005, quando ingressou no então Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA). Já trabalhou em vários cargos dentro do Instituto e, antes de se candidatar ao posto de Reitora, atuava há oito anos como Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA.

“E das coisas que sou mais agradecida a Deus é de ter, em oito anos e três meses estando a frente da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFPA, trabalhado para retribuir tudo aquilo que um dia eu recebi das políticas públicas e educacionais do Brasil, fazer Sicti, mais recentemente o Meninas na Ciência, ampliar os editais de iniciação científica, induzir a qualificação de servidores, viabilizar a verticalização da oferta do ensino no IFPA por meio dos cursos de mestrado e doutorado, criar a segunda editora da Rede Federal no norte do Brasil, induzir práticas de inovação no nosso instituto, sendo esse alguns entre tantos outros aspectos que impactam diretamente na formação dos nossos alunos e alunas”, enumera a Reitora.

Durante sua campanha para a reitoria, Ana Paula Palheta propôs que o Instituto seja uma unidade institucional, amparada pela diversidade e polifonia, unindo “Todas as vozes em um só IFPA”. Em seu primeiro discurso como Reitora, disse que enxerga o cargo como uma importante missão. “Por não conseguir passar por essa vida sem saber que eu não lutei pelas causas que movem os nossos tempos, por igualdade, por inclusão, por respeito às nossas diversidades. Esse é o meu compromisso, isso é o que me move, e a partir de amanhã, e pelos próximos quatro anos, eu não sossego até que tenhamos alcançado os nossos objetivos de melhoria nessa instituição”, prometeu a nova Reitora.

Em 114 anos de existência, essa é a primeira vez que o IFPA elege uma mulher para o cargo de Reitora. Para Ana Paula Palheta, isso só foi possível graças à ajuda de outras mulheres. “Nós, mulheres, entendemos que sem nos apoiar umas às outras, que sem estabelecermos uma rede verdadeira de solidariedade, a conquista não seria possível e eu gosto muito de contar essa história, a de que a campanha ‘Todas as vozes em um só IFPA’ foi feita em grande medida por mulheres”, destacou.

A Reitora, Ana Paula Palheta, foi eleita pelo processo de consulta à comunidade escolar, realizado em maio, por meio de votação secreta, facultativa e online. O mandato será de 2023 a 2027. “Temos a expectativa de cumprir nosso mandato respeitando a comunidade acadêmica do IFPA, cumprindo nossa palavra de colocar as pessoas na centralidade da instituição e tornando o IFPA a referência de Educação Profissional Tecnológica no estado e na região. Sabemos que nossos desafios são imensos e temos disposição para trabalhar e servir nossa comunidade com afinco, fazendo desse próximo ciclo de gestão um marco para a consolidação do IFPA na região”, destaca a Reitora eleita.

Direção Geral dos campi

Após ser empossada, a Reitora eleita entregou os termos de posse para os diretores-gerais que comandarão os 18 campi do IFPA nos próximos quatro anos. Para diretoria-geral do Campus Abaetetuba foi reeleita a professora Diselma Marinho Brito. Campus Ananindeua reelegeu Lair Aguiar de Meneses. O Campus Castanhal reelegeu Adebaro Alves dos Reis. E o Campus Parauapebas elegeu Vanessa dos Santos Moura Moreno. O Campus Altamira elegeu o professor Bruno de Araújo Francisco. Campus Belém escolheu o professor Hélio Antônio Lameira de Almeida. O Campus Bragança votou em Abel Pojo Oliveira. O Campus Breves elegeu o professor Alexandre Nunes da Silva. Em Cametá, a comunidade do IFPA escolheu o professor Jonatas Monteiro Guimarães Cruz. O IFPA Conceição do Araguaia escolheu Orlando D Antona Albuquerque. O Campus Itaituba elegeu Roberta da Silva Pinheiro.  O Campus Marabá Industrial elegeu Everaldo Afonso Fernandes. O Campus Marabá Rural elegeu Maria Suely Ferreira Gomes. Óbidos elegeu a professora Celyane Batista Brandão. O Campus Paragominas elegeu Íthalo Bruno Grigório de Moura. O Campus Santarém elegeu Adriano Araújo da Silva. E o Campus Tucuruí elegeu Midson César Feitosa Cardoso.