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II SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA

  • Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 21h57
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h31
 
ATENÇÃO
 MINICURSOS REMARCADOS PARA dia 29/09 SEXTA-FEIRA 14h30h

 

A II Semana Acadêmica de História traz como tema “HUMANIDADES, ENSINO E PERSPECTIVAS OUTRAS” tem como intuito explorar os eixos que abordam a Adesão do Pará; independência e as identidades amazônicas; história e movimentos sociais; humanidades, teoria e filosofia da história; metodologia e ensino de história no ambiente escolar; além das relações éticas raciais e identidades outras. Junte-se a nós nessa jornada de conhecimento e reflexão! . Configura-se como um ambiente propício para o debate, a interlocução e a troca de experiências acadêmicas, tanto com docentes e discentes do Campus Conceição do Araguaia, quanto de outros Campis da Rede Federal e de outras instituições de ensino superior.

 

IMPORTANTE:

AS INSCRIÇÕES SÃO DISTINTAS:

  • Você deve se inscrever no Evento Geral Semana Acadêmica  INSCRIÇÃO "A"
  • Eventos Simultâneos INSCRIÇÃO "B" Minicurso de seu interesse, os minicursos tem vagas limitadas. Por acontecerem todos no mesmo horário você deve se inscrever em apenas um (01) minicurso;
  • Concurso de Fotografia INSCRIÇÃO "C";
  • SUBMISSÃO DE RESUMOS "D"  consiste em Enviar resumo simples para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

INSCRIÇÕES "A" - EVENTO GERAL

 

 

INSCRIÇÕES "B" - MINICURSOS

  • Eventos Simultâneos que acontecem dentro da semana acadêmica
  • Escolha abaixo Clique e se inscreva em apenas um deles.

 

MINICURSO 01 - Linguagem Interdisciplinar do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Este minicurso tem o objetivo de estimular a leitura, a apreciação da literatura e o conhecimento sócio-histórico e ambiental na forma de diálogo entre o corpo docente e discente do IFPA/Campus Conceição do Araguaia e a comunidade acadêmica. Fomentar a leitura/literatura e sua relação crítica com meio social e ambiental se torna relevante para uma instituição de ensino que prioriza a educação técnica e tecnológica e, por sua vez, estender esse incentivo diálogo-literário para além do campo institucional para ampliar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, essa atividade acadêmica difundirá o conhecimento humanista e do  meio natural através de conversas literárias de língua portuguesa.

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MINICURSO 02 - Metodologias ativas a serviço do ensino de História: As metodologias ativas são estratégias educativas que privilegiam o protagonismo discente por meio do estímulo ao desenvolvimento da aprendizagem significativa. Elas emergem diante das novas demandas e exigências socioeducativas, pressupondo a necessidade de ressignificação das práxis pedagógicas de modo a favorecer a participação ativa do educando no seu próprio aprendizado. Nessa dialética, o presente minicurso é um espaço de formação para o exercício da docência mediante uso das metodologias ativas no incremento do ensino de História numa acepção dialógica com propõe Freire (1921).

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MINICURSO 03 - Pesquisa em filosofia da história e o método de história da filosofia de Martial Guéroult. Trata-se de discutir as peculiaridades da pesquisa em história da filosofia e suas pertinências no estudo da filosofia da história. Tem como objetivos: Tratar sobre a legitimidade da pesquisa filosófica; Expor como se analisa verticalmente os sistemas filosóficos; Exemplificar como se constrói um projeto de pesquisa em torno de problemas filosóficos.

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MINICURSO 04 -O uso de jornais como fontes históricas. Objetivo e mostrar aos inscritos sobre metodologia a cerca do uso dos jornais na construção do conhecimento histórico, percebendo suas estruturas, organizações e possibilidades trabalhos históricos que fazem uso desse tipo de documentação. O minicurso tem por objetivo apresentar algumas das metodologias necessária para se trabalhar com jornais, além de apresentar algumas referencias nesse tipo de trabalho.

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

INSCRIÇÕES "C" - CONCURSO DE FOTOGRAFIA

 

  SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

ATENÇÃO

Formatação:
    a) O resumo deve conter de 250 a 300 palavras, constando os elementos: título,
    problemática, objetivo, metodologia considerações finais;
    b) Editado em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento
    simples, margens: Superior/inferior 2,5cm, Direita/Esquerda 3cm;
    c) O título do trabalho deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e
    centralizado;
    e) Após o título, em linha separada, digite o(s) nome da(s) autora(s) e autor(es)
    (Último sobrenome seguido do restante do nome), em nota de rodapé, colocar a
    instituição de origem, grupo de pesquisa (se houver), e-mail para contato; e
    indicar um dos seguintes eixos:

     1. Adesão do Pará, independência e as identidades amazônicas;
      2. História e movimentos sociais;
      3. Humanidades, teoria e filosofia da história;
      4. Metodologia e ensino de história no ambiente escolar;
      5. Relações étnico-raciais: identidades outras


    f) Abaixo do Resumo, indicar de três a cinco palavras-chaves separadas por
    ponto e vírgula.
    g) Enviar resumo simples para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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SESSÕES TEMÁTICAS

 
1 - Sessão Temática: Amazônia oitocentista: sociedade e políticas amazônicas no segundo reinado.
Destinado a receber comunicações sobre a Amazônia nos oitocentos, objetivando ampliar o debate e compreensão acerca do momento histórico desde a adesão da região ao estado brasileiro até o início do período republicano. A presente seção terá como foco os trabalhos sobre a construção da nacionalidade e identidade brasileira e Amazônia, compreensão das populações amazônicas nos oitocentos, políticas para Amazônia imperial, construção de fronteiras e conflitos dentro do território e com os países ribeirinhos, ideias republicanas e o processo de construção das bases republicanas na região.
 
2 - Sessão Temática: História e movimentos sociais.
 A História se faz presentes em todos os processos de relações sociais. Assim, os movimentos sociais despertam interesse dos historiadores por sua importância como objeto de estudo para compreensão da dinâmica de homens e mulheres em ação por reivindicações pelos seus interesses específicos. Dessa forma, essa sessão temática se propõe a discutir trabalhos científicos que abrange as diversas formas de movimentos sociais do campo e da cidade, de gênero, de movimento cultural, ambiental, indígena e outros.
 
3 - Sessão Temática: Humanidades, Teoria e Filosofia da História.
Nas ciências humanas, a linha divisória entre disciplina e interdisciplinar é muitíssima tênue. Essa característica, longe de ser um obstáculo para seu progresso, é na verdade, o ponto fulcral do sucesso de suas empreitadas. Porém, se faz necessário que esses saberes dialoguem, a fim de que notem suas similaridades e diferenças. O eixo concerne sobre as questões relacionadas à teoria da história, à filosofia da história e à filosofia de modo geral, bem como no diálogo entre história e as demais humanidades. Essa sessão recebe trabalho de ordem teórica, teórico-prático, pesquisas de campo e abordagens etnográficas.
 
4 - Sessão Temática: Metodologia e ensino de história no ambiente escolar.
A metodologia para o ensino de história no ambiente escolar desempenham um papel fundamental no processo de formação discente favorecendo o interesse pelos fatos históricos, o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas de modo a promover uma o senso reflexivo sociocultural dos educandos. Essa sessão temática destina-se a discutir e disseminar pesquisas e experiências sobre a utilização de estratégias metodológicas inovadoras, engajadoras e inclusivas para promoção de um ensino de história envolvente, de qualidade, democrático e a favor da preparação para o exercício da cidadania.
 
5 - Sessão Temática: Relações Étnico-Raciais e Identidades Outras.
A presente sessão temática tem como objetivo debater as questões étnico-raciais em seus diversos campos, das identidades negras, indígenas e quilombolas, africanismos e africanidades diaspóricas, a problemática do racismo, educação étnico-racial e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, feminismo negro e indígena, ações afirmativas e Lei de Cotas Educacional e Profissional, escravidão e pós-escravismo, resistências negras e indígenas, Movimento e Organizações Negras, Religiosidade de Matriz-africana, Comunidades de Terreiro e Quilombola, desigualdades sociocraciais, Cultura preta e indígena, etc. A importância do debate racial no âmbito escolar e na sociedade se faz necessário mediante seus silenciamentos, além dos desconfortos entorno da prática do racismo, ora escancarado ora velado. A proposta nos permite acessarmos conhecimentos outros, bem como refletir sobre nossas práticas acadêmicas e cotidianas.

 

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