II SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA
ATENÇÃO
MINICURSOS REMARCADOS PARA dia 29/09 SEXTA-FEIRA 14h30h
A II Semana Acadêmica de História traz como tema “HUMANIDADES, ENSINO E PERSPECTIVAS OUTRAS” tem como intuito explorar os eixos que abordam a Adesão do Pará; independência e as identidades amazônicas; história e movimentos sociais; humanidades, teoria e filosofia da história; metodologia e ensino de história no ambiente escolar; além das relações éticas raciais e identidades outras. Junte-se a nós nessa jornada de conhecimento e reflexão! . Configura-se como um ambiente propício para o debate, a interlocução e a troca de experiências acadêmicas, tanto com docentes e discentes do Campus Conceição do Araguaia, quanto de outros Campis da Rede Federal e de outras instituições de ensino superior.
IMPORTANTE:
AS INSCRIÇÕES SÃO DISTINTAS:
- Você deve se inscrever no Evento Geral Semana Acadêmica INSCRIÇÃO "A"
- Eventos Simultâneos INSCRIÇÃO "B" Minicurso de seu interesse, os minicursos tem vagas limitadas. Por acontecerem todos no mesmo horário você deve se inscrever em apenas um (01) minicurso;
- Concurso de Fotografia INSCRIÇÃO "C";
- SUBMISSÃO DE RESUMOS "D" consiste em Enviar resumo simples para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
INSCRIÇÕES "A" - EVENTO GERAL
INSCRIÇÕES "B" - MINICURSOS
- Eventos Simultâneos que acontecem dentro da semana acadêmica
- Escolha abaixo Clique e se inscreva em apenas um deles.
MINICURSO 01 - Linguagem Interdisciplinar do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Este minicurso tem o objetivo de estimular a leitura, a apreciação da literatura e o conhecimento sócio-histórico e ambiental na forma de diálogo entre o corpo docente e discente do IFPA/Campus Conceição do Araguaia e a comunidade acadêmica. Fomentar a leitura/literatura e sua relação crítica com meio social e ambiental se torna relevante para uma instituição de ensino que prioriza a educação técnica e tecnológica e, por sua vez, estender esse incentivo diálogo-literário para além do campo institucional para ampliar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, essa atividade acadêmica difundirá o conhecimento humanista e do meio natural através de conversas literárias de língua portuguesa.
------------------------------------
MINICURSO 02 - Metodologias ativas a serviço do ensino de História: As metodologias ativas são estratégias educativas que privilegiam o protagonismo discente por meio do estímulo ao desenvolvimento da aprendizagem significativa. Elas emergem diante das novas demandas e exigências socioeducativas, pressupondo a necessidade de ressignificação das práxis pedagógicas de modo a favorecer a participação ativa do educando no seu próprio aprendizado. Nessa dialética, o presente minicurso é um espaço de formação para o exercício da docência mediante uso das metodologias ativas no incremento do ensino de História numa acepção dialógica com propõe Freire (1921).
--------------------------------------
MINICURSO 03 - Pesquisa em filosofia da história e o método de história da filosofia de Martial Guéroult. Trata-se de discutir as peculiaridades da pesquisa em história da filosofia e suas pertinências no estudo da filosofia da história. Tem como objetivos: Tratar sobre a legitimidade da pesquisa filosófica; Expor como se analisa verticalmente os sistemas filosóficos; Exemplificar como se constrói um projeto de pesquisa em torno de problemas filosóficos.
-----------------------------
MINICURSO 04 -O uso de jornais como fontes históricas. Objetivo e mostrar aos inscritos sobre metodologia a cerca do uso dos jornais na construção do conhecimento histórico, percebendo suas estruturas, organizações e possibilidades trabalhos históricos que fazem uso desse tipo de documentação. O minicurso tem por objetivo apresentar algumas das metodologias necessária para se trabalhar com jornais, além de apresentar algumas referencias nesse tipo de trabalho.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
INSCRIÇÕES "C" - CONCURSO DE FOTOGRAFIA
SUBMISSÃO DE RESUMOS
ATENÇÃO
Formatação:
a) O resumo deve conter de 250 a 300 palavras, constando os elementos: título,
problemática, objetivo, metodologia considerações finais;
b) Editado em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento
simples, margens: Superior/inferior 2,5cm, Direita/Esquerda 3cm;
c) O título do trabalho deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e
centralizado;
e) Após o título, em linha separada, digite o(s) nome da(s) autora(s) e autor(es)
(Último sobrenome seguido do restante do nome), em nota de rodapé, colocar a
instituição de origem, grupo de pesquisa (se houver), e-mail para contato; e
indicar um dos seguintes eixos:
1. Adesão do Pará, independência e as identidades amazônicas;
2. História e movimentos sociais;
3. Humanidades, teoria e filosofia da história;
4. Metodologia e ensino de história no ambiente escolar;
5. Relações étnico-raciais: identidades outras
f) Abaixo do Resumo, indicar de três a cinco palavras-chaves separadas por
ponto e vírgula.
g) Enviar resumo simples para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
BAIXE O MODELO DE RESUMO
MODELO: TEMPLATE RESUMO SIMPLES
SESSÕES TEMÁTICAS
A presente sessão temática tem como objetivo debater as questões étnico-raciais em seus diversos campos, das identidades negras, indígenas e quilombolas, africanismos e africanidades diaspóricas, a problemática do racismo, educação étnico-racial e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, feminismo negro e indígena, ações afirmativas e Lei de Cotas Educacional e Profissional, escravidão e pós-escravismo, resistências negras e indígenas, Movimento e Organizações Negras, Religiosidade de Matriz-africana, Comunidades de Terreiro e Quilombola, desigualdades sociocraciais, Cultura preta e indígena, etc. A importância do debate racial no âmbito escolar e na sociedade se faz necessário mediante seus silenciamentos, além dos desconfortos entorno da prática do racismo, ora escancarado ora velado. A proposta nos permite acessarmos conhecimentos outros, bem como refletir sobre nossas práticas acadêmicas e cotidianas.
Redes Sociais