Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove encontro das Comissões de Heteroidentificação e encontro de NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos

• Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 10h10
  • Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 10h10

Nos últimos dias 30 e 31/10 e 01/11, nos turnos da manhã e tarde, ocorreu no campus Belém e no Teatro da Estação Gasômetro o III ENNIG – Encontro de NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos do IFPA, e o VIII Encontro das Comissões de Heteroidentificação, realizado pela RENNEABI - Rede de NEAB’s NEABI’S e Grupos Correlatos do IFPA, uma rede de cooperação mútua composta por todos os núcleos do Instituto Federal do Pará.

O evento que tem como uma de suas diretrizes dar a devida visibilidade e destaque às atividades realizadas em cada campus no campo das relações etnicorraciais dentro dos NEABIS. Neste ano, teve como tema central em sua terceira edição: Políticas afirmativas e educação anti-racista nas redes federais – Experiências, Desafios e Perspectivas.

Durante os três dias de evento, os participantes puderam debater sobre os caminhos institucionais que podem e devem ser seguidos em caso de constatação de crime de racismo ou qualquer outro tipo de ato discriminatório. Além de debaterem a existência ou não de normativas que auxiliem no combate do racismo para dentro e para fora dos muros da instituição, cada núcleo pôde apresentar a maneira como forma não só estudantes, mas a comunidade escolar de forma geral, para as relações raciais.

Ao longo do evento, houve participação da Defensoria Pública do Estado, da Corregedoria do IFPA, do Centro de Estudos e Defesa do Negro – CEDENPA, Da feira de empreendedores negros, além da presença de pelo menos um representante de cada NEABI dos 18 campi do IFPA.

Como encaminhamento, dentre os mais importantes, ao final do evento foi apresentada uma minuta de resolução interna que propõe os caminhos para o combate ao racismo, inclusive o institucional, dentro do Instituto, uma vez que se observou o crescente letramento racial da comunidade escolar e com ele a necessidade de se criar ferramentas e canais de comunicação que possam auxiliar nas denúncias e mais espaços de debates e acolhimento.